MARCIO CABRAL / ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA (FOTOGRAFIA)


O Fotógrafo

Marcio Cabral, geógrafo por formação, começou a fotografar profissionalmente em 1996. Especializou-se em fotografia de paisagem, atividade que se tornou sua paixão. Ao longo destes anos, ganhou um grande reconhecimento em sua vertente, incluindo mais de 40 prêmios em concursos de fotografia nacionais e internacionais.

Suas imagens têm sido publicadas em uma variedade de revistas de viagens, turismo e natureza, bem como em livros de fotografias e guias turísticos que caracterizam os locais do Brasil. Uma delas, em 2010, foi capa da Veja, importante revista semanal que trata de temas variados de abrangência nacional e global, publicada pela Editora Abril. Três delas, em 2013, foram capa do Bing.com Internacional, um dos maiores e mais acessados sites de busca da internet, com milhões de acessos diários.

Em 2007, lecionou como professor de pós-graduação em Fotografia de Natureza na Universidade da Fotografia – UPIS, em Brasília/DF.

  Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.  
Ansel Adams, fotógrafo americano, 1902-1984 –

Marcio Cabral é atualmente um dos maiores especialistas em fotografia panorâmica do mundo. Suas imagens panorâmicas têm recebido Prêmios e Menções Honrosas em competições importantes como a Sony WPA, Memorial Maria Luiza, Oasis, Clauss, Epson International Pano Awards, PX3 Prix e Loupe Awards.

Foi o primeiro fotógrafo a desenvolver panoramas 360º subaquáticos em cavernas de água doce (em 2010, Nascente Olho D´Água, Bonito/MS) e com cardumes de tubarões (em 2012, Jardines de la Reina, Cuba). Em 2015, quebrou o recorde mundial com o maior panorama subaquático com 220.5 megapixels.

Em 2014, publicou um extenso artigo sobre o desenvolvimento da fotografia panorâmica subaquática para a revista Photoworld, a maior revista especializada em fotografia da China.

Participou de diversas exposições dentro e fora do Brasil. As principais exposições individuais (todas em Brasília/DF) foram: Fotoarte (2004 e 2008), 1ª e 2ª Bienal de Brasília e Mês da Fotografia SESC (2012). As principais exposições coletivas foram: Memorial Maria Luiza (Espanha), The Digital Show – Epson International Pano Awards (2012, 2013 e 2014, Melbourne, Austrália) e Photokina (2014, nos stands da Clauss e Epson, Alemanha).

Foi jurado da Categoria OPEN na edição 2015 do Epson International Pano Awards, Austrália, maior concurso de fotografia panorâmica do mundo.

É membro da IVRPA (International Virtual Reality Photography Association) e da IAPP (International Association of Panoramic Photographers).

É representado pelos bancos de imagens Opção Brasil Imagens (Brasil) e Getty Images (exterior), e pelas galerias Vanguardarts (Nova Yorque, EUA) e Schatti Gallery (Londres, Inglaterra).

As páginas das 108 galerias virtuais com quase 3,3 mil fotografias da comunidade fotográfica PBase já foram visitadas 5,5 milhões de vezes desde 2002.

Hoje, Marcio Cabral dedica-se a produzir panoramas e imagens para impressões de arte das expedições fotográficas no Brasil e países vizinhos.

Panorama Esférico 360º

O Panorama Esférico 360º acima mostra a recepção do Hotel Golden Tulip. Ao segurar o mouse clicado sobre a imagem poderá girá-la para qualquer direção, o que permite ver o piso e o teto, valorizando ainda mais o acabamento e a arquitetura do ambiente. Além disso, com o botão direito do mouse (ou no menu da imagem no canto superior direito), é possível utilizar diferentes tipos de projeções, como little planet, fisheye e arquitetura.

Tour Virtual

A tecnologia usada pela Fotoexplorer permitiu criar o Tour Virtual interativo para o Memorial Sebrae, um prédio construído em Brasília/DF, que foi inaugurado em 2012, quando a instituição completou 40 anos, para guardar um legado de conhecimentos e resultados ao longo dos anos apoiando os pequenos negócios no Brasil.

Criado em formato e página de internet, o Tour Virtual – que inicia fora do prédio e conduz o visitante às três salas que compõem o Memorial (cada uma com seu Panorama Esférico 360º) -, pôde também ficar hospedado dentro do site do Sebrae.


Portfólio

Deixe uma resposta