JUAREZ SILVA FOTÓGRAFO DE NATUREZA / ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA (FOTOGRAFIA)


O Fotógrafo
imaginabilis-juarez-silva-retrato

Juarez Silva

Juarez Silva iniciou sua carreira fotográfica passando por diversos segmentos como: agências de modelos, eventos, balé, motocross e agências de publicidade. Porém, com o passar do tempo, começou a se especializar na área de pesquisa biológica para fins científicos, em flora e fauna, trabalhando com biólogos e botânicos da USP, Uniban e UNG.

Publicações em revistas e livros

Publicou matérias e fotos em revistas como: Photo&Camera (específica para fotógrafos), Horizonte Geográfico, Revista Imprensa, Revista dos Curiosos, Revista Trip, Essência Natural, Revista Pulso, Guia de Animais Brasileiros – Mamíferos (Online Editora) e em livros didáticos como a série Bio 1/2/3 e Volume Único de Sonia Lopes (Editora Saraiva – diversas imagens junto a outros fotógrafos), entre outras.

  Fotografar é reter a respiração quando todas as nossas faculdades se conjugam diante da realidade fugaz … é reconhecer, simultaneamente, dentro de uma fração de segundo o próprio fato … é colocar a cabeça, o olho e o coração na mesma linha.  
Henri Cartier-Bresson (1908-2004) –

Em 2003, Juarez Silva participou do levantamento e registro fotográfico da flora e fauna feito com pesquisadores do Museu de Zoologia da USP e Departamento de Botânica para a empresa Sama S/A Minerações Associadas, em Minaçu/GO. O conteúdo resultou na publicação do livro Reserva Florestal Sama e, no ano seguinte, de uma agenda que retrata diferentes aspectos do cerrado brasileiro. As publicações foram destinadas aos clientes nacionais e internacionais.

imaginabilis-juarez-silva-sama-fauna-flora

Da esquerda para a direita: “Livro Reserva Florestal Sama” (Sama), “Agenda Reserva Florestal Sama” (Sama) e “Livro Fauna e Flora no Campus” (EdUsp)

O fotógrafo fez as fotos do livro Fauna e Flora no Campus, da Editora da Universidade de São Paulo, um passeio pela rica diversidade biológica encontrada no campus da Cidade Universitária, uma das importantes áreas verdes da cidade de São Paulo.

O livro reúne fotos e informações básicas sobre os animais e as plantas neotropicais encontradas no campus, e em vários outros locais da cidade de São Paulo, como a fauna da Serra da Cantareira. O levantamento foi feito por pesquisadores da USP com o intuito de demonstrar a biodiversidade da região.

Vídeo Macrofotografia

Em 2001 gravou o programa Macrofotografia para a série “Mundo da Fotografia” realizado pela Rede Sesc/Senac de Televisão, São Paulo/SP, com duração de 24 minutos. O vídeo é parte da Videoteca Arte na Escola, que o disponibiliza para o trabalho de professores sendo usado como uma das referências para o desenvolvimento da arte em diversos estados do Brasil.


Portfólio

Deixe uma resposta