ENSAIO

Grutas & Cavernas

Fotografias e Texto: Marcio Cabral


Cavernas, grutas ou grunas são aquelas cavidades naturais rochosas em forma de galerias e salões que possam ser acessadas por pessoas. Ocorrem com maior frequência em terrenos formados por rochas sedimentares e são encontradas em todas as partes do mundo. Os sistemas de cavernas documentados são muito mais frequentes nos países onde a espeleologia (ciência multidisciplinar que envolve diversos ramos do conhecimento, como a geologia, hidrologia, biologia, paleontologia e arqueologia) e a exploração turística ou esportiva são mais populares há muito tempo (como os Estados Unidos da América, França, Itália e o Reino Unido).

O Brasil tem avançado nesse assunto através do CNC (Cadastro Nacional de Cavernas) criado pela SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia), com o objetivo de compilar todas as informações disponíveis sobre as cavernas brasileiras. Atualmente, o CNC é uma ferramenta importante para pesquisas em diversas áreas e disponibilizado para estudos e projetos de preservação das cavernas e do meio ambiente. Segundo ao CNC, são mais de 6200 cavernas cadastradas no Brasil até o momento.

O fotógrafo Marcio Cabral visitou a cidade de São Domingos/GO, entre as 10 cidades brasileiras com mais cavernas ou grutas, para registrar o interior de 4 delas. E como todo fotógrafo de paisagem ao passar pela Chapada Diamantina, Bahia, nos brinda com seu olhar sobre o Poço Encantado.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-01

Gruta de São Mateus | São Domingos/GO

Gruta de São Mateus | São Domingos/GO – É uma das maiores grutas do Brasil e, sem dúvida, a mais rica em formações. Ela possui mais de 23 km mapeados. A foto foi tirada durante uma expedição de 3 dias na total penumbra. O facho de luz provém das chamas do reator de acetileno (carbureto, que é a principal fonte de luz utilizada) localizado no capacete. Ele é usado como iluminação principal em expedições a cavernas.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-02

Estalactites da Gruta de São Mateus | São Domingos/GO

Gruta de São Mateus | São Domingos/GO – Esse lugar em especial é riquíssimo em estalactites. Para compor a cena foram necessárias luzes combinadas de dois flashes e três reatores de acetileno. Eles produzem uma cor amarela que quebra um pouco a luz fria do flash. Foram colocados em posições laterais para produzir sombras produzindo um efeito de profundidade agradável. Nesse local é muito difícil manusear o equipamento pela fragilidade das formações e umidade. Deve-se bater muito rapidamente porque neste pequeno salão, com nossa respiração, o ar se torna muito nebuloso pelo vapor, prejudicando totalmente a foto. Outro problema é a condensação da objetiva que embaça com a maior facilidade nesses ambientes extremamente úmidos.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-03

Helictites da Gruta de São Mateus | São Domingos/GO

Gruta de São Mateus | São Domingos/GO – Nessa gruta também são encontradas helictites. Essas formações são muito raras, belas e frágeis; só de encostar já se quebram. Demora milhares de anos para crescerem (1 mm a cada 10 anos em média). É por isso que nesse local é proibida a visitação. Ramiro, o guia e modelo da foto, só leva pesquisadores ou espeleólogos, caso contrário, não sobraria nenhuma para ser fotografada.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-04

Gruta de São Bernardo | São Domingos/GO

Gruta de São Bernardo | São Domingos/GO – É uma das mais interessantes do Brasil pela sua beleza e riqueza de espeleotemas. Uma formação muito interessante me chamou a atenção: travestinas de cor alaranjada. Para realçar ainda mais a cor, poderia ser utilizada a iluminação do reator de acetileno. Um amigo meu estava na minha frente observando os detalhes, notei que fazia uma interessante silhueta contra o fundo alaranjado. Pedi que ele aumentasse a potência das chamas, liberando mais acetileno, e que ficasse imóvel. A luz originada do fogo em longa exposição em uma posição central produziu interessantes sombras radiais reforçadas pela textura da parede.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-05

Represa de travestinas da Gruta de São Bernardo | São Domingos/GO

Gruta de São Bernardo | São Domingos/GO – Essa formação é uma obra incrível da natureza. Possui quase dez metros de comprimento. Para dar uma noção de escala, pedi a um espeleólogo que subisse nela e ficasse sentado olhando para o fundo, cuja luz de seu capacete iluminou a parte de trás. Como é uma grande área a ser iluminada, utilizei três flashes fortes (metz e SB 28) em posições diferentes mais as luzes de reatores de acetileno. O flash mais forte foi posicionado lateralmente para produzir sombras, aumentando o efeito (3D).

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-06

Entrada da Gruta de São Vicente | São Domingos/GO

Gruta de São Vicente | São Domingos/GO – Possui uma bela entrada e cachoeiras subterrâneas que só são acessíveis através de cordas. Para produzir essa imagem, esperei uma nuvem cobrir o sol. Caso contrário, a luz se tornaria muito forte, o que aumentaria muito o contraste e diminuiria os detalhes nas sombras. Foi escolhida uma corredeira que estava na sombra para não estourar os brancos. Notei que existiam pedras arredondadas no primeiro plano e que refletiam a luz da entrada. Resolvi molhá-las para que seu reflexo se tornasse mais visível e enriquecendo a parte frontal escurecida.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-07

Boca da Caverna de Terra Ronca vista de dentro para fora | São Domingos/GO

Gruta de São Vicente | São Domingos/GO – Essa caverna, que dá nome ao parque onde está localizada, possui mais de 8 km de desenvolvimento e boca (entrada) com mais de 70 m de comprimento. Um rio passa por dentro dela onde, em alguns lugares, o teto desabado forma claraboias. É famosa pelas romarias que lá ocorrem anualmente.

imaginabilis-marcio-cabral-grutas-cavernas-08

Gruta do Poço Encantado | Parque Nacional da Chapada Diamantina/BA

Gruta do Poço Encantado | Chapada Diamantina/BA – Um dos principais cartões postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Essa gruta tem o nome que merece: realmente é um lugar mágico. Ela possui um poço com mais de 70 m de profundidade e uma água cristalina com uma tonalidade azul magnífica. Entre maio e setembro, o sol penetra por entre a claraboia produzindo um feixe de luz que atravessa o lago.

imaginabilis-marcio-cabral-foto

Sobre Marcio Cabral

O fotógrafo brasiliense Marcio Cabral teve seu primeiro contato com a fotografia em 1996. Especializou-se em fotografia de paisagem, atividade que se tornou sua paixão. Ao longo destes anos ganhou um grande reconhecimento e suas imagens panorâmicas têm recebido Prêmios e Menções Honrosas em competições importantes como a Sony WPA, Maria Luiza, Oasis, Epson Panoawards e Loupe Awards. Foi o pioneiro na introdução da técnica HDR (High Dynamic Range) no Brasil. É considerado um dos cinco melhores do mundo em fotografia panorâmica. Foi, também, o primeiro brasileiro a produzir panoramas 360º subaquáticos. Hoje, Marcio dedica-se a produzir imagens para impressões de arte em expedições fotográficas no Brasil e outros países.

Deixe uma resposta